A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Santa Catarina, foi criada em 6 de maio de 1961, na capital catarinense, Florianópolis, pela Sra. Iná Tavares Moellmann, a convite da fundadora e Presidente Nacional, Sra. Carmem Annes Dias Prudente.
Inicialmente, as voluntárias atendiam as mulheres acometidas de câncer nos hospitais. Após 12 anos de existência na capital, foi criada a primeira Rede no interior do estado, na cidade de Blumenau.
Com a demand apresentada, outras Redes foram sendo criadas, sempre fiéis ao propósito da Entidade, proteger a mulher, orientando-a no sentido de previnir o câncer.
O alerta à prevenção do câncer de colo de útero e de mama, vem sendo feito através de palestras de conscientização e pnafletagens para grupos de mulheres e população em geral.
Missão
Coordenar e promover ações voluntárias que contribuam para a prevenção do câncer em âmbito Estadual.
Visão
Ser Entidade de referencia na prevencão do câncer.
Valores
Comprometimento, Ética, Humanização, Transparência e Excelência.
No Estado de Santa Catarina, atualmente 67 municípios contam com as Redes Femininas. As mulheres são atendidas por voluntárias da Rede Feminina, atuando principalmente na prevenção do câncer de mama, com encaminhamento para mamografia e colo uterino com coleta do exame preventivo (Papanicolau). Proporcionam às usuárias terapias complementares ao tratamento e qualidade de vida, principalmente as mulheres mastectomizadas. Realizam palestras e ações educativas de conscientização, quanto a importância da prevenção e o diagnóstico precoce do câncer.
Para um atendimento de qualidade, a grande maioria das Associadas, possui Sede própria, contando com o atendimento de enfermeiras, médicos, terapeutas e as incansáveis voluntárias. Acreditamos que com o atendimento de 100.000 mulheres anualmente, estejamos contribuindo para reduzir os índices de mortalidade no estado de Santa Catarina.
O Estatuto Social da Entidade, Código de Ética e o Regimento Interno, aprovados em Assembleia, norteiam as ações de todas as Associadas, tornando-as independentes em suas ações, em seus atendimentos. Para a manutenção dos serviços ofertados, contam com o apoio do Poder Público Municipal, eventos na comunidade, artesanato, bazar, mensalidade das voluntárias e a doação do tempo, talento e trabalho das Voluntárias.
Site da Entidade: www.redefemininasc.com.br
Fica sempre algum perfume
Nas mãos abençoadas
Que oferecem rosas
Rosas desabrochando amor
Perfumando de paz
Os dias de aflição
Rosas cheias de perdão
Para aqueles que sentem
A dor do seu caminho
Rosas que brotam do coração
E se desfolham
Em suave carinho
Que o perfume dessas rosas
Possam abençoar
As nossas mãos